Rock para ajudar

Doze bandas de rock da cidade vão se reunir em evento neste domingo: objetivo é arrecadar doações para as vítimas da enchente

"WELLINGTON CORDEIRO"

"UNIÃO - Ontem de manhã, os músicos foram até a Praça São Salvador para divulgar o projeto beneficente "

Um encontro de gerações, mandando ver muito rock’n roll — dos anos 80 até a atualidade. É o que vai rolar neste domingo, no Ginásio do Americano Futebol Clube, a partir das 10h. Por lá, vão estar 12 bandas de rock da região, unidas em torno do ‘Campos Rock da Solidariedade’, evento organizado pelas próprias bandas com o objetivo de arrecadar o maior número possível de doações para as famílias desabrigadas e desalojadas pela enchente na região.

Pelo palco do evento, passarão as bandas: Cactus Kid, 3º Mandato, Reubes Pess, Avyadores do Brazyl, Kamikaze 80, Segredo de Estado, Projeto Punk, Eixo Nacional, Shanner Dragon, Inner Side, Evolução da Espécie e RD. Durante os intervalos, mais música com os DJ Nick Ferreira e Adriano Lopes, além de apresentação de praticantes de skate em uma miniramp. O domingo contará ainda com o atleta de frestylle Carlos Negão.

Segundo o produtor musical Romualdo Braga, voluntário e membro da Comissão Organizadora do Evento, a pessoa pode doar a quantidade que ela quiser de alimentos, roupas ou produtos de limpeza. Os donativos arrecadados serão encaminhados para a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, em Campos, cabendo à mesma distribuir da melhor maneira as doações para os desabrigados.

— Este projeto sem dúvida será muito interessante pelo fato de unir várias gerações de músicos, que vão tocar do rock dos anos 80 até a atualidade — adianta Romualdo, lembrando que todas as vertentes do rock estarão representadas.

“Outro dado importante é que são todos artistas locais e a maioria tem músicas própria”, destaca.

Ontem de manhã, as bandas participantes se reuniram na Praça São Salvador para divulgar o evento, que não tem hora para acabar e promete agradar pessoas de todas as idades. Segundo Romualdo, a ideia de fazer este show foi sugerida por quatro músicos: Júnior (da 3º Mandato), Luís Ribeiro (da Avyadores), Nil (da Segredo de Estado) e Felipe (Evolução da Espécie), que ficaram sensibilizados com o drama vivido pelas pessoas que perderam tudo.

Em Campos, a iniciativa é pioneira. “A sociedade está violenta, discrimina, mas na hora de fazer campanhas de solidariedade é sempre o rock que sai na frente”, lembra Romualdo. “O objetivo é convocar a sociedade para ajudar a quem tanto precisa e a gente espera reunir pelo menos umas cinco mil pessoas”, conta o organizador, destacando que a segurança está garantida. “Estamos contando com segurança particular oferecida pelo próprio Ginásio do Americano, além do apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria de Saúde que vai ceder ambulância”, informa.

O projeto Campos Rock da Solidariedade não tem qualquer vínculo exclusivo com qualquer empresa, nem tem como objetivo obter lucro com a venda de ingressos ou similares. O evento conta com a colaboração de voluntários, que abriram mão de qualquer pagamento ou cachê para ajudar na estrutura, ou mesmo, para apresentar o seu trabalho musical.

PARTICIPANTES
Entre as bandas da nova geração está a Evolução da Espécie, liderada pelo vocalista Felipe Augusto Bense. No final do ano passado a banda organizou um evento semelhante, contando com o apoio de outros grupos, e conseguiu êxitos: arrecadou mais de 180 quilos de alimentos, mais de 80 peças de roupas. “Eu acho que com esse evento que vai ter agora (com bandas com mais tempo de estrada) vai dar para conseguir quatro, cinco vezes mais donativos”, calcula.

Formada em 2002, a Evolução da Espécie já se apresentou em várias cidades do Estado do Rio e, registra em suas letras, críticas à forma de conduta dos nossos governantes. “Por causa disso nós temos sido um pouco abafados, nunca conseguimos fazer shows pela prefeitura”, diz o rapaz. No show de domingo, o público vai poder ouvir as canções da banda que é bem patriota e faz um som que resulta da mistura de reggae, maracatu, punk, surf music, ska e hip hop.

Também da nova geração está a Inner Side, na estrada há pouco mais de dois anos, apostando no estilo metal core. De acordo com o vocalista Diego Carvalho, a banda também pretende mostrar o trabalho autoral. “Nosso show terá bastante agitação, técnica instrumental e peso. A banda está muito feliz em participar deste evento que mostra que o rock é solidário. É sempre bom ajudar os outros”, comenta o rapaz, ressaltando que será uma boa chance também para eles mostrarem o seu trabalho. “Normalmente não temos muito espaço e tocamos mais em eventos promovidos pelas próprias bandas”, diz o vocalista.

Mais conhecida dos palcos, a Segredo de Estado dispensa apresentações. No show de domingo, os músicos vão mostrar o novo show ‘Uma viagem ao rock’, que segundo o baterista Nil Andrade, estreou semana passada, em Bom Jardim. “Neste show a gente canta canções novas do Queen, Bon Jovi, Barão Vermelho, Rita Lee, Kansas, entre outras feras do rock”, explica.

O baterista lembra ainda que o evento tem o intuito exclusivo de solidariedade e não contou com patrocínios. “Tudo que estamos conseguindo foi através de doações, os músicos não cobraram cachês e está sendo muito legal. Inclusive, as próprias bandas também levarão suas contribuições”, conta, acrescentando que a partir de hoje, o Ginásio do Americano está aberto para receber as doações de quem não puder comparecer ao evento.

Também conhecida do público, a Kamikase 80 promete relembrar antigos sucessos que marcaram a história do rock. “A gente estava mesmo pretendendo fazer alguma coisa, mas como estávamos muito atarefados (temos feito shows direto), acabou não dando. Acho que todas as bandas tinham que ter essa consciência de ajudar aqueles que estão precisando”, ressalta o vocalista Fernando Rossi.

CAMPOS ROCK DA SOLIDARIEDADE
Dia 25/01
Horário: a partir das 10h.
Local: Ginásio do Americano Futebol Clube
Entrada: produtos de limpeza, alimentos não perecíveis, roupas e colchonetes
OBS - a partir de hoje, o Ginásio do Americano está aberto para receber as doações de quem não puder comparecer ao evento.


Por Alicinéia Gama




Fonte:
Monitor Campista

Comentários

  1. queria iiiirrr --'
    (nem vai dar)

    vai ser ótimo!

    beeijos

    ResponderExcluir
  2. lindo isso! rock combina com solidariedade!


    e olha só,
    o blog mrc tá de cara nova , simples, mas com tudo na mão! rsss passa lá tá http://blogmundorockdecalcinha.blogspot.com/ ... e tem enquete pra participar !!! ... bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário