O efeito Grito Rock


O Grito Rock teve sua primeira edição campista em 26 de março de 2011. A produtora responsável foi a Demorock, formada na época por Júlia Oliveira, Betinho Bastos, Wagner "Bujão" Lopes e Nick Ferreira. Contando com o apoio de músicos da cidade, o evento foi todo criado e idealizado no estilo do it yourself. A cidade sempre funcionou dentro dessa filosofia, já que para ver qualquer coisa acontecer tem que meter a mão na massa. E foi isso que ajudou a tornar o Grito Rock um acontecimento de tanto sucesso.
Juntos, era a primeira vez que os quatro trabalhavam. Mas seus currículos já continham a experiência de que precisavam para tomar a frente de um evento com proporções internacionais. A união foi equilibrada pela variada lista de especializações dos produtores, bastante ampla devido às diferentes áreas de atuação de cada um. Contaram também com um forte conhecimento da cena e a proximidade com as bandas e o público, efeito de se trabalhar com música independente em uma cidade não-tão-grande. Afinal, bem antes de estarem atrás das cortinas, eram também espectadores assíduos.
A cena local sempre teve como característica o conceito de que independente tem que ser ruim. Eventos de pouco custo em locais sem estrutura eram o padrão já que as grandes casas e produtores não ofereciam espaço para os músicos locais. A Demorock decidiu fazer diferente levando o Grito Rock para a Pepper's Club (bar e boite prestigiado na cidade), oferecendo equipamento e som de qualidade e mesclando bandas locais e de fora, mudando assim o estilo de show de rock com o qual todos estavam acostumados a lidar. O resultado foi uma casa cheia de público, bandas e produtores satisfeitos com o que viram.
  

Após o Grito Rock, a cidade de Campos começou a fazer parte do circuito estadual de bandas. A Romarock Produções tem feito eventos cada vez melhores (alguns com apoio da Ponte Plural), levando a qualidade que faltava sem perder o ar independente da coisa. A Pepper's Club continua abrindo sua casa semanalmente para apresentações de bandas de rock underground da cidade. Recentemente, os meninos da Horal 269 foram convidados a se apresentar no Audio Rebel, em Botafogo, através de uma parceria com a Demorock. E isso é só o começo.
Em apenas sete meses já se pode sentir a diferença e perceber que Campos está, finalmente, deixando de ser um ponto isolado no mapa.

Comentários