Francisco, El Hombre celebra o sucesso cercado de amigos e convidados especiais

2017 foi o ano em que a música brasileira deu um belo salto rumo à contemporaneidade e encontrou a voz das ruas. E uma das bandas que melhor soube cantar a inquietação que tomou conta dessa nova geração ganha sua primeira e merecida noite como atração principal em um dos mais tradicionais palcos cariocas. Sexta, dia 12 de janeiro, o combo latino FRANCISCO EL HOMBRE invade o Circo Voador trazendo como convidadas a banda MULAMBA, a cantora CLARICE FALCÃO, a dupla ASSUCENA ASSUCENA e RAQUEL VIRGÍNIA do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, além do Bloco CALOR DA RUA direto da paulicéia desvairada para os Arcos da Lapa.
Pra quem ainda não conhece, a FRANCISCO não é um, são cinco: os irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte e os paulistanos Andrei Martinez Kozyreff, Juliana Strassacapa e Rafael Gomes.

Cansados das amarras da sociedade e de trampos caretas, resolveram se juntar e tocar em qualquer lugar em que conseguissem, de praças em cidades do interior a festivais. Não tinha tempo ruim pra Francisco. Em pouco tempo já eram conhecidos pelo esquema guerrilha e pelas canções pungentes que mesclavam a batucada brazuca à guitarrada latina. Em uma dessas andanças, mas exatamente em Mendonza, na Argentina, foram assaltados e perderam tudo, dos instrumentos aos documentos. Quer dizer, perderam quase tudo, pois quem tem amigo…

Em pouco tempo, os fãs fizeram uma campanha on-line para arrecadar recursos para reestruturar a banda. Mais do que recompôr os músicos, a campanha rendeu uma promoção inesperada à banda. Quem não os conhecia ainda, imediatamente quis saber quem era essa tal de Francisco que causou tamanha comoção nas redes. Desde então a banda vem colecionando sucessos, o que culminou até em um inesperado reconhecimento no mainstream na forma de uma indicação ao Grammy e a inclusão de uma música na trilha de uma novela. Mas isso nunca tirou a banda dos trilhos, pelo contrário, só fortaleceu o discurso original.

Depois de abrilhantarem noites divididas com Dona Onete e Tom Zé, eis que a Francisco monta um line-up especial para o público carioca só com mulheres que orbitam no universo da banda. A noite começa com o MULAMBA, que faz sua estreia no Circo. Amanda Pacífico (voz), Cacau de Sá (voz), Caro Pisco (bateria), Fer Koppe (violoncelo), Naira Debértolis (baixo) e Nat Fragoso (guitarra) estão juntas desde dezembro de 2015 e ficaram conhecidas a partir do clipe de P.U.T.A., que alcançou mais de um milhão e duzentas visualizacões e mais de vintem mil compartilhamentos. Com um discurso contundente e preciso, o MULAMBA chega com a certeza de que, como disse Fer em uma entrevista, “não se pode ter medo de desconstruir todos os nossos preconceitos e expor essa figura de uma forma genuína. Devemos assumir o nosso discurso, sem ter medo de nos refazermos”.

Em seguida, a Francisco sobe ao palco para promover sua tradicional patchanka folk, trazendo como convidadas especiais a cantora CLARICE FALCÃO – fã declarada da banda e que finalmente vai realizar o sonho maluco de participar de um shows delxs – e a dupla RAQUEL VIRGINIA e ASSUCENA ASSUCENA, as loucomotivas à frente d’ As Bahias e a Cozinha Mineira. E para a apoteose final, a Francisco vai trazer nada menos que seu bloco de carnaval, o “Calor da Rua”, pela primeira vez no Rio. O Bloco, também conhecido por sua antiga alcunha, o “Eita Fudeu” reúne algumas relíquias do circuito paulistano com figuras ímpares da cena alternativa para desfilar um repertório de latinidades em ritmo de samba.

Aonde isso vai acabar, quem pode saber?


SERVIÇO
Francisco, El Hombre
E mais: Clarice Falcão, As Bahias, Mulamba, Bloco Calor da Rua, DJ Lencinho e Espetáculo Circense Insônias
Data: Sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
Horário: 22h
Local: Circo Voador
Endereço: R. dos Arcos S/N, Lapa - Centro, Rio de Janeiro / RJ
Ingressos: Ingresso Rápido

Comentários