Institution apresenta dois novos singles no videoclipe "Memória Falha / A Queda"

Em 2017 o Institution decidiu deixar o inglês de lado e lançou o EP “Fragmentos Subversivos”, com duas faixas cantadas em português. De lá pra cá, o grupo se dedicou à transição, entrou em estúdio e agora se prepara para o lançamento do álbum "Ruptura do Visível", previsto pela gravadora Hearts Bleed Blue (HBB) para o início de 2020.
Foto: Murilo Amancio
Nesta quarta-feira (11) a banda divulgou os dois primeiros singles unificados em um único videoclipe, dirigido por Murilo Amancio. "Memória Falha" e "A Queda", segundo o vocalista Hélio Siqueira, são as músicas que melhor representam o novo trabalho do Institution. A primeira surpreende pela melodia, algo que o público do grupo não está acostumado, no entanto, a letra segue marcada pelos questionamentos sociais. “Decidi falar sobre algo bastante recorrente no Brasil: uma classe média que cresceu vertiginosamente nos últimos 25 anos e que não se reconhece mais como classe média. É sobre o proletariado oprimido que emergiu economicamente e que passou a se achar superior por ter obtido uma melhora de vida e de bens materiais, negando a si mesmo neste processo, uma vez que nega sua posição social, e negando seu próximo ao se colocar acima dele”, revela o vocalista. Já "A Queda" reafirma o lado agressivo da banda. Curta e rápida, a faixa novamente leva o ouvinte a refletir sobre questões políticas. “Ela fala sobre o modo como a violência é utilizada como ferramenta para a redução da violência social. É um ciclo cuja lógica apenas acentua a ineficácia do Estado, pois as transformações sociais estruturais importantes dão lugar a soluções punitivas e populistas. Vemos isso claramente nos abusos de poder por parte da polícia militar ou quando o governo propõe a liberação de armas para a população”.

"Ruptura do Visível" conta com produção de Rodolfo Duarte e Muriel Curi, mixagem de Fernando Sanches e masterização do americano Brad Boatright. O álbum já está em pré-venda em CD e LP pela HBBStore.com.


Assista ao videoclipe “Memória Falha / A Queda”:
https://youtu.be/QX45qKKDn3k

Ouça as músicas no Bandcamp:
https://institutionband.bandcamp.com/album/ruptura-do-vis-vel

Garanta a sua cópia de "Ruptura do Visível":
http://institution.hbbstore.com/

Comentários