Mariana Soares lança versão remix da faixa "Monção"

O single "Monção", da compositora Mariana Soares, ganhou uma versão remix produzida pela própria.


Apresentada em março de 2020, a faixa original ganhou, além de um clipe, um vídeo conceito e agora, por último, um remix. Transitando entre as vertentes da Nova MPB e uma estética mais experimental, a cantora arriscou na criação dessa nova versão produzindo e gravando por conta própria em casa, longe dos estúdios, mediante ao cenário de quarentena. Nesta releitura, Mariana desconstrói o dedilhado dos violões e o gingado delicado do arranjo original — cuja composição aponta principalmente os traços da MPB contemporânea mesclada com aspectos regionais, como o Maracatu — na produção de uma versão mais ambientada e flutuante, experimentando uma sonoridade inspirada no EDM.

Apostando em diversas camadas de sintetizadores, beats eletrônicos e timbres ambientados, a artista traz uma presença mais impetuosa à canção, contrastando com a leveza da sua interpretação vocal. Ambas versões equilibram a temática reflexiva e imersiva da letra, ilustrando o amor como algo que arrasta, modifica e bagunça tudo ao redor.

“Monção” tem sido bem sucedida no circuito de festivais e premiações desde antes de seu lançamento. Se apropriando do formato “one girl band”, com o qual elabora roupagens desconstruídas para seus arranjos (manuseando simultaneamente violão, teclado, percussão e samplers com um pedal de loop), Mariana já percorreu o Brasil com a canção: conquistou o 3º lugar de melhor canção no Festival MPBrasil em 2018 e em 2019 foi selecionada para o Festival Zimba no Rio de Janeiro, Mostra Fejacan no Sesc Paraná, além do Festival da Canção de São João da Barra — onde recebeu os prêmios de Melhor Intérprete e segundo lugar de Melhor Canção.

Mariana, que é cantora, compositora e multi-insturmentista, hoje reflete os ares do Pop Emepebístico e tem sido destaque no cenário independente no interior do estado do Rio desde 2014. Entre 900 artistas, foi finalista no DMX Brasil 2015. A partir deste período, ficou reconhecida pelo "Desconcerto", seu show autoral que une música, banda, dança e circo contemporâneo, com edições reformuladas até 2017. Os dois últimos Singles, marcados por uma temporada de amadurecimento e pluralidade estética, pavimentam novas referências no caminho para o terceiro EP, que carregará o título de “Monção”, homônimo ao seu último lançamento.

Comentários