Festival Pedrada at Home chega a sua quarta edição

Março de 2020. Tão logo inicia o período de distanciamento social, um time de produtores entusiastas da cena rock une suas vivências e energias para organizar e promover um festival online de rock autoral, o Pedrada At Home. Já em sua 4ª edição, que ocorre entre dias 06/07 e 12/07, esse projeto é referência por agregar diversas apresentações musicais especialmente desenvolvidas para o evento, entrevistas ao vivo e uma programação de palestras com profissionais de destaque em suas atuações sociais e no mercado cultural.


O Pedrada At Home viabiliza que artistas solo e bandas autorais de todas as vertentes do rock – blues, hard, pop, folk, indie, metal, progressivo... - aproveitem as possibilidades do mundo digital para interagir com seus fãs, alcançar um público mais amplo e oxigenar a própria criatividade, ao conectar-se a outros projetos.

Inclusive, para essa edição #4, trazemos uma grande novidade: a participação de artistas de fora do Brasil também, que se inscreveram a partir do projeto Uma Banda Por Dia, parceiro do Pedrada. Ou seja, desde a primeira edição, o festival ultrapassa paredes e distâncias em nome da arte e do entretenimento, neste momento em que a proximidade se tornou tão preciosa, e a cultura serve como alento.

Os shows acontecem sábado e domingo, das 18h às 22h. A cada dia, ocorrem 12 apresentações, totalizando 24 trabalhos selecionados e 8h de transmissão por edição. O formato é de entrevista ao vivo de cerca de 5 minutos com, pelo menos, um dos integrantes, seguidos de 15 minutos de show em média, totalizando aproximados 20 minutos de participação.

Desde a edição #2, a entrevista segue ao vivo, gerando proximidade com o público, mas a apresentação passou a ser pré-gravada, a fim de garantir melhor qualidade no momento da transmissão. Vale ressaltar que nossa fórmula também permite aos músicos organizarem-se melhor, cada um gravando em seu tempo, e participarem com mais interação na hora do evento.

No somatório das três primeiras edições, tivemos mais de 180 inscritos, e a equipe responsável pela curadoria teve bastante trabalho, devido à quantidade de ótimos projetos envolvidos. Entre os participantes do Pedrada At Home #1, Johnny Monster, Drenna, Laura Zennet, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes, Nebulosa, Taboo, Manni Moritz, Lowd e Melyra.

Já no Pedrada #2, apresentaram-se Deia Cassali, Bit Beat, Arnaldo Brandão, Astro Venga, Carcinosi, Thamiris Mello, Leela, Facção Caipira, Nove Zero Nove e outros destaques.

No Pedrada At Home #3, tivemos Hipertrópico, Chucky Ramyrez, Centropia, Alan James, Libenter, Der Baum, Radio Front, O Bastardo Maldito e Caverjets entre os selecionados. Confira o line up completo das edições anteriores e os registros em vídeo no nosso canal no Youtube, https://www.youtube.com/c/pedradarocks, como esquenta para os próximos shows, que acontecem nos dias 11 e 12 de julho.

Enfatizamos que o preenchimento do formulário de inscrição é indispensável, e as bandas selecionadas possuem prazo para enviar material promocional, como release, fotos e links, bem como a gravação do show, para assegurar a participação.

Rock e conteúdo andam juntos.
Por isso, durante a semana que antecede o festival, o Pedrada sempre oferece uma programação de palestras ao vivo sobre assuntos relevantes à música, cultura e sociedade: nas edições anteriores, tivemos gestão de carreira (Alexandre Artioli); direitos autorais (Dra. Deborah Sztajnberg); rock como cidadania (Léu Oliveira); redes sociais e o mercado atual (Clemente Magalhães); as FMs e o rock (Bruno Azevedo); direcionamento artístico (Felipe Rodarte); o papel feminino na música (Julianne Lima); plataformas de streaming (Sheila Guimarães); gestão de espaços culturais (Paulo Lopez); privilégio branco na música (Luciano Dom); direção de arte e as novas mídias (Constança Scofield); os desafios do marketing musical (Geovane Bento).

Para a edição #4, a partir de 06/07, recebemos Marcelo Kischinhesky (influências das emissoras de rádio no mercado da música e do rock); Rafa Franco (produção e técnica de estrada); Balaio (transexuais no rock); Drê Ferreira (a importância da construção da persona para as bandas). É muita informação qualificada e gratuita, ao vivo com espaço para perguntas e disponível para rever a qualquer momento no nosso canal no Youtube.

De forma voluntária, o time que coloca toda essa engrenagem para funcionar é formado por produtores e equipe técnica de diferentes estados, como RJ, SP e RS, de larga experiência com produção musical e eventos dos mais diferentes portes e formatos. Inclusive, a equipe presta atenção especial à diversidade, como projetos de fora do eixo RJ-SP, que incluam integrantes não-brancos e mulheres. A propósito, elas são maioria no Pedrada.

Pedrada At Home tem as seguintes missões: oferecer oportunidade e visibilidade a novos talentos junto ao público e à mídia; promover uma experiência sonora e cultural cada vez mais completa e instigante, com interação e engajamento entre quem pensa a música, quem vive dela e quem a consome; fortalecer a cena autoral e independente; facilitar o intercâmbio entre artistas de diferentes sonoridades e regiões, tanto do Brasil quanto mundo afora; apoiar causas sociais e beneficentes.

O momento exige, a paixão pela música nos move. Acreditamos, sobretudo, que o rock precisa unir-se. Assim, para viabilizar todo esse movimento, do núcleo do festival nasceu o Pedrada Rocks: um coletivo inovador e focado no desenvolvimento de oportunidades na música, que abraça a necessidade de integrar, impulsionar e revolucionar o que há de melhor no cenário autoral a todos que buscam informação e possibilidades dentro do rock. Para isso, o Pedrada Rocks atua em diversos formatos – festival, podcast e programa de TV - junto a artistas, produtores e veículos de comunicação, para construir um espaço consistente no mercado e ter um maior alcance, tanto entre os amantes do gênero, quanto o público sedento por novidades e na própria mídia.

Estamos cada vez mais engajados em seguir adiante com os frutos do Pedrada. E quem sabe, em breve, levar o festival aos palcos da vida também. Mas isso já é tema para um próximo capítulo. Afinal, já que o Rock não para, o nosso tempo é agora! Contamos com você!

Acompanhe a programação completa nas redes oficiais:
Youtube: https://www.youtube.com/c/pedradarocks
Instagram: @pedradarocks
Facebook: https://www.facebook.com/pedradarocks/

Comentários