Cantor baiano andre L. R. mendes lança single inspirado por romance de Jorge Amado

Indo da Bahia de Jorge Amado ao espaço sideral, o cantor e compositor andre L. R. mendes transforma em canção a história de Antônio Balduíno, personagem do romance “Jubiabá”. O compositor se insere nessa narrativa ora cotidiana, ora épica que desemboca em um encontro metalinguístico - de criatura e criador - nos versos. O single “Teto de Estrelas” já está disponível nas plataformas de streaming de música.


Ouça “Teto de Estrelas”: https://smarturl.it/TetoDeEstrelasSingle

A faixa integra uma série de singles que mendes vem lançando em sua carreira solo. A composição foi um processo intenso que se concluiu em apenas quatro dias, da escrita à finalização da faixa em uma imersão total do compositor. A letra intrínseca é levada por um instrumental ao mesmo tempo simples, de poucos acordes carregados de emoção para contar uma história genuinamente brasileira; mas que ganha complexidade com a adição de samples de sons espaciais.

“Quando o arranjo da gravação foi acontecendo, algo foi me levando pra um lado épico espacial, tipo David Bowie em ‘Space oddity’ ou alguma faixa climática do Radiohead. Então inseri áudios de missões da Nasa, entre outras coisas, pra aumentar essa sensação sideral, um contraponto à história extremamente terrena de um ser humano lutando pra escrever sua vida, de um homem negro igual a tantos que, por seus feitos heróicos, será falado por seus iguais e lembrado pelas gerações seguintes”, explica andre.

O título “Teto de Estrelas” entrega essa inspiração espacial, mas também serve como um aceno à canção “Chão de Estrelas” (Silvio Caldas/Orestes Barbosa) e à música brasileira em geral. O artista assina desde a composição até a produção musical, gravação, mixagem e masterização do novo single.

andre L. R. mendes tem uma longa carreira desde os anos 90 que conta com seis álbuns, um EP, uma coletânea e cinco singles aclamados pela crítica. Foi integrante da banda Maria Bacana, revelação nos anos 90 e que fazia parte do casting do selo Rock It! de Dado Villa-Lobos. Com o fim da banda, se voltou para se reinventar artisticamente, deixar o rock de lado e abraçar uma musicalidade mais leve e depurada, próxima da MPB com cuidado ao formato canção.

Atualmente, ele se dedica a uma série de lançamentos de quarentena com o objetivo de aquecer o coração do ouvinte em forma de singles. O primeiro, “Manda Notícias”, versava exatamente sobre isolamento; “Desabafo” foi uma catarse sobre o momento político e “Dança no Sonho” era uma visão poética sobre relações amorosas. Por fim, a recém-lançada “Teu Doce” faz uma ponte entre a sonoridade setentista e inspirações modernas.

andre L. R. mendes programa uma série de lançamentos e outras novidades. “Teto de Estrelas” já está disponível para streaming nas principais plataformas digitais de música.

Comentários