Metal carioca: LOWD lança EP que fala sobre saúde mental

A importância do autocuidado e de manter a saúde mental em dia tornou-se evidente durante a pandemia de Covid-19. O assunto é urgente e a LOWD (RJ) usou o peso do metal para falar sobre depressão, ansiedade e solidão no EP “Confined Thoughts”, lançado e produzido de forma independente pelo trio carioca. O compacto conta com três faixas e traz uma forte veia acústica, utilizando-se de instrumentos como cajon e o chocalho.



O nome do EP é uma referência ao confinamento vivido durante a pandemia e traça um paralelo em estar preso aos próprios pensamentos. Os três singles representam fases da depressão. A primeira música, Confessions of a Sad Man, fala sobre o sentimento de estar no “fundo do poço” e a aceitação do estado mental. A canção seguinte, What You Give, reflete sobre a processo de perda em um relacionamento, e também trata da compaixão dentro de uma relação. A última faixa é uma releitura de “Demons”, que encerra o processo de mudança, e mostra o mundo como ele é, porém sem perder esperanças e sonhos.

“Mentes vazias tendem a ser barulhentas. Eu fui diagnosticado com depressão e ansiedade e parte do meu tratamento foi fazer música, escutar música, viver música. Percebi que a coisa mais importante nesse mundo pra mim era ela, a música me salvou, e com ela quero salvar e ajudar outras pessoas.”, anseia Raphael Matheus, vocalista e guitarrista.

Fundada em 2015 a LOWD nasceu entre amigos que amam o metal, o que antes era um ensaio sem compromisso, aos poucos começou a ser encarado como uma profissão. Além de Rapahel, o trio é formado por Bruno Cabral (baixo, voz de apoio) e Victor Cabral (bateria). A banda traz em seu currículo o lançamento dos singles “Uncertainty” (2018), que fala sobre saúde mental e autocuidado; “Demons” (2019), sobre enfrentar os demônios interiores; E “Today” (2020) sobre a liberdade em terminar ciclos.

Entre as principais influências da banda estão o Metallica e o Opeth, bandas que unem riffs pesados e calmas melodias, como forma de expressar sentimentos na música. A presença pulsante do baixo e bateria também são características a se destacar no som da LOWD, que também busca referência em grupos como Surra, Alter Bridge, Megadeth, Rage Against the Machine, Foo Fighters e Symphony X.

“Queremos ser o que muitas bandas e artistas que escutamos são para a gente, um lugar que a gente se sinta em casa e que não nos julguem, e que possamos estar ali um para o outro. Basicamente queremos ajudar as pessoas a lidarem com a depressão, a aceitarem isso o mais rápido possível, porque eu demorei a aceitar e a encarar o meu problema e perdi coisas e oportunidades preciosas”, confidencia Raphael.

O EP “Confined Thoughts” foi realizado pela LOWD, em modo DIY (sigla para do it yourself, faça você mesmo, em tradução livre). A produção e gravação foi feita pela banda, com mixagem e masterização do baixista, Bruno Cabral.

Ouça “Confined Thoughts”
Spotify: https://open.spotify.com/album/460wJhpAqSMLkgZHB3jjwW
Deezer: https://www.deezer.com/album/166539682
Apple Music: https://music.apple.com/us/album/confined-thoughts-acoustic-single/1527323567

Comentários