Amsterdan reflete impacto emocional do isolamento no clipe “Gafanhotos”

O turbilhão de sensações diante do que acontece no mundo enquanto vivemos isolados em nós mesmos é o ponto de partida para “Gafanhotos”, single inédito da banda carioca Amsterdan e que ganha também um clipe. O vídeo traz uma visão intimista sobre o quanto o mundo externo impacta a saúde mental e reflete sobre os acontecimentos dos últimos seis meses dentro de uma perspectiva pessoal.


Assista a “Gafanhotos”: https://youtu.be/EpDyc5Ixojo
Ouça “Gafanhotos”: https://smarturl.it/GafanhotosSingle

Estrelado por Matheus S. Melo, que também participou do roteiro e direção, “Gafanhotos” é um retrato de isolamento. Porém, mesmo em um contexto de solidão, é impossível não se deixar abalar pelo que vem de fora e entra pelas frestas e janelas, jogando luz - ou escuridão - sobre essa existência remota.

“‘Gafanhotos’ traz nossa visão sobre tudo que vivemos e que vimos acontecer ao nosso redor. Além disso, muito do contexto abordado retrata o que vem acontecendo nesse momento, a negligência com a preservação da vida, o individualismo e a falta de cuidado com terceiros. O clipe traz de uma maneira abstrata o colapso externo que estamos observando e o que isso nos causa internamente. Queríamos não só falar sobre tudo que nos deixava agoniados, mas também trazer uma versão mais intimista e trabalhada visualmente”, relata Mateus Muniz. Além dele, Amsterdan é formada também por Ygor Kauling, Gustavo Tavares e Victor Luz.

Não por acaso, a primeira faixa inédita da banda em 2020 é um reflexo do atual período de quarentena imposto pela pandemia de coronavírus. Como aconteceu com todos os projetos musicais, o grupo se viu diante de limitações inéditas. Se antes gravar em isolamento poderia ser uma escolha de produção ou estética, agora era uma demanda que forçava novos fluxos de trabalho e criação.

“Atualmente fazer música e produzir um clipe anda sendo um desafio, porque não é possível encontrar o restante da banda em todas as vezes. Portanto, compor por vídeo chamada, gravar e enviar diversas vezes a mesma faixa foram pontos necessários para que todos os detalhes se encaixassem sem ter aquela facilidade de estar lado a lado”, completa Mateus.

Nada disso diminui o peso do som da Amsterdan, que traz em suas músicas a turbulência de sentimentos introspectivos unidos com uma visão otimista de superação e mudança. Formada em 2016 na Zona Norte do Rio por um grupo de amigos e batizada como uma carta de intenções de levar o sentimento de liberdade de expressão que deu fama à cidade europeia, o grupo se destacou rapidamente na cena carioca e se apresentou em palcos importantes. Em 2017, eles lançaram o álbum “1766” e realizaram uma extensa turnê. Em meados de 2019, a banda mudou de formação e estrutura.

Agora contando com dois vocais, duas guitarras, baixo e bateria, o quarteto somou à sua discografia com um EP acústico lançado no final de 2019. Prontos para dar o próximo passo na carreira, os músicos entregam “Gafanhotos” como uma amostra de uma nova fase criativa. A faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming e o clipe, no canal de YouTube da Amsterdan.

Arte de capa por Fernando Fully

Ficha técnica
- Composição e Captação: Mateus Muniz
- Músicos: Mateus Muniz, Victor Luz, Ygor Kauling e Gustavo Tavares
- Mixagem e Masterização: Gustavo Tavares
- Direção: Bruno Castro, Matheus S. Melo e Victor Luz
- Edição visual e Captação: Bruno Castro
- Roteiro: Bruno Castro, Matheus S. Melo e Victor Luz
- Ator: Matheus S. Melo

Letra
Chegamos no fim do mundo
me diz que vai ficar tudo bem
dói demais ver o empenho em destruir
tudo ao nosso redor
mudando o mundo da janela de casa
trancaram tudo lá fora

(Refrão)
Vou desviar da ventania
dos gafanhotos,
das alegorias que decoram meus anseios
To cansado de me sentir assim
To cansado de me sentir assim

Horas a fio tentando se defender
com pontapés e baldes d’água

(Refrão)
Vou desviar da ventania
dos gafanhotos,
das alegorias que decoram meus anseios
To cansado de me sentir assim
de me sentir

Comentários