Julico (The Baggios) traz pluralidade e groove brasileiro no primeiro álbum solo, o conceitual ikê maré

A palavra que dá nome ao primeiro disco solo de Júlio Andrade (vocalista e guitarrista do The Baggios), ikê maré, só existe - ainda - no imaginário do músico sergipano. Representa o tempo, com seus ensinamentos e ciclos: o músico idealiza e reflete sobre isso cercado pela natureza, em frente ao mar, e ali se perde na finitude da existência.


Ouça ikê maré aqui: https://album.link/cmrpxzdcPPx7w.

Ikê maré é, também, um estado de espírito, em constante transformação, a incessante busca por caminhos diversos na vida, conquistados a partir do conhecimento que o tempo oferece, pode ser pela arte ou pela convivência humana.

O conceito reverbera em música, entre 13 faixas, com a fusão do soul, do funk e psicodelismo da música brasileira. Uma fusão de vários ritmos e etnias e ikê maré é, mesmo, plural - tem também baião, desert blues e música folk. A verve da música brasileira setentista dá o tom ao disco, explorando o swing e o groove. Aqui, Julico explora mais refrões do que versos. "Minha necessidade com a música foi justamente fazer algo mais segmentado neste sentido, com um conceito amarrado das temáticas e das texturas. As músicas se complementam", comenta Julico.

A pluralidade de ikê maré também se encontra nas letras, que transbordam em palavras dóceis, de resistência, mas também de alerta, às vezes acidas e viscerais.

Julio Andrade
Fundador do The Baggios, compositor, produtor musical, Julico é de São Cristóvão, cidade histórica de Sergipe. Com a renomada banda de blues rock, compôs e produziu os premiados “Brutown” (2016) e “Vulcão” (2018) - indicados ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de rock ou música alternativa, com os quais fez turnês extensas por todo o Brasil, EUA, Canadá, México e Europa.

Julico tem composições indicadas a “melhores músicas/discos do ano” em 2011, 2013, 2016 e 2018 por jornalistas da Rolling Stone, Folha de São Paulo, Estadão, e em dezenas de sites e blogs especializados. Além disso, suas músicas já passaram pelas vozes de artistas importantes da cena contemporânea brasileira como Hélio Flanders, Baiana System, Céu, Fernando Catatau e Jorge Dupeixe (Nação Zumbi).

Comentários