Festival Fora do Eixo



Em maio, a Ponte Plural e o Circuito Fora do Eixo trazem para o Rio de Janeiro o Festival Fora do Eixo (http://festival.foradoeixo.org.br), a união das principais bandas independentes do Brasil com um propósito: estimular a troca de informação entre os artistas, fomentando intercâmbios e parcerias.

O Festival começa suas atividades na quarta-feira, 12 de maio, no Cinemathèque, com apresentações das bandas Os Outros, Brown-Há (DF) e o show de lançamento da LesPops.

No dia 13 de maio, o Teatro Odisseia recebe cinco bandas, das quais duas foram selecionadas pela MTV para participar do concurso “Novos Nomes Brasileiros” na categoria rock: a paranaense Nevilton (PR), em sua esperada estreia no Rio e a niteroiense Tereza (RJ), banda vencedora do Festival Universitário da MTV e indicada como aposta da emissora em 2010, que apresenta o show do seu primeiro EP, “El Topo”.

Também no palco do Odisseia marcam presença a mineira Porcas Borboletas (MG), banda que compôs a música-tema do filme “Nome Próprio”, lançando seu segundo CD, “A Passeio”, Brasov (RJ), com o show performático e espírito retrô que a consagrou nos palcos cariocas e Do Amor, formada por Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado (da banda Cê, de Caetano Veloso), Gustavo Benjão e Gabriel Bubu (ex-Los Hermanos), que encerra a segunda noite do Festival antecipando o repertório de seu novo CD.

Na sexta-feira, 14 de maio, o Festival rumará para o Circo Voador, que receberá o show dos goianos do Black Drawing Chalks (GO), que em 2009 venceram o Video Music Brasil na categoria Videoclipe do ano com “My Favorite Way” , Macaco Bong (MT), que teve seu CD “Artista igual a Pedreiro” eleito pela Rolling Stone como melhor disco de 2008, Canastra, com um dos melhores shows do Brasil, Mini Box Lunar (AP), a primeira banda do Amapá a se apresentar no Circo Voador, Camarones Orquestra Guitarrística (RN), que vai colocar todo mundo para dançar com muito rock, reggae e ska, e Stereologica (RJ), que apresenta seu som repleto de guitarras distorcidas e programações eletrônicas.

Após, o Festival subirá a Serra, aportando em Friburgo no dia 15 de maio, no SESC local. Friburgo entrou na história graças ao coletivo Serra Elétrica, que em parceria com a Ponte Plural, e por iniciativa desta, está traçando uma turnê para bandas independentes locais realizarem mini turnês pelo Rio de Janeiro.

O Festival com o DJ Hey Hey (Fiend Club e Exorcize), que se apresenta dia 12 (4af) no Cinemathèque, o DJ Uno (Grito Rock), que toca no dia 13 (5af) no Odisséia. No dia 14, o Circo recebe as picapes do DJ Mario Moptop e a Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte. Haverá também exibição de vídeos do VJ Rafa Rolim, exposição de Poster Arte com o Coletivo Briza Arte, Eduardo Denne e Rafo Castro, além de uma feira cultural com sorteio de tatuagens, CDs, camisetas, buttons, DVDs, revistas, roupas e acessórios.

Comentários