#LiberdadeMusical e mais guitarras nas Rádios

"Galera do Rock,
Tenho uma notícia muito triste e ao mesmo tempo indignante.
Por fontes seguras fiquem sabendo que “Só Agora” será o novo single da Pitty, mas não porque ela queira lançar “Só Agora” e sim, porque as Rádios estão se recusando a tocar as músicas da Pitty porque tem muita guitarra. Eles queriam trabalhar “Trapézio”, mas as rádios só querem tocar se for versão acústica. Pitty se recusa a fazer versão acústica pra tocar na rádio sua música.

Não sei se perceberam, mas várias bandas tocam apenas versões acústicas das suas músicas na Rádio.
Se vocês perceberem, há algum tempo já as musicas do Charlie Brown só entram pra rádio em versão acústica... na real elas são pesadas. Nxzero estourou com Razões e Emoções em versão acústica, a versão de estúdio tem bastante guitarra, Fresno deixou as guitarras de lado e começou com uma onda mais pop e só assim foi para as radios

CPM22 e Patu Fu sumiram das rádios por causa da censura imposta!

Tenho um pedido: “É hora de BRADAR, PORRAAA!!!”.

Vamos lá galera! Geral colocando #LiberdadeMusical como TAG no twitter.
Limitar os artistas, é limitar a ARTE!
E temos que agir, temos que encher o saco deles, levar aos TT’s, fazer o mundo ver que nos importamos. CENSURA é coisa de ditadura e se bem me recordo, não estamos mais nela.

BORA!!!
#LiberdadeMusical e mais guitarras nas Rádios. Por um Rock de corpo, alma e coração!

PS: Essa é uma iniciativa dos FÃS contra a CENSURA das "Guitarras" nas rádios. Pitty, Charlie Brown, Nxzero e Fresno são apenas uns de tantos que estão sendo prejudicados. Bora, chamar o mundo pra isso! Quanto mais, melhor!"




Sendo sincera, eu nunca fui de ouvir rádio. Até hoje não sou, não tenho o hábito, meu mp3 me satisfaz e novidades eu conheço na internet ou através de dicas dos amigos. E imagino que esse seja o caso da maioria, se não todos, que estão lendo esse texto. E por vivermos em um universo onde o rádio é "desnecessário", não damos o real valor à influência dele. Mas vamos pensar. Será que todo mundo tem acesso à internet?

Eu trabalhei por dois anos em uma rádio FM no interior do Rio de Janeiro. Meu treinamento foi em um programa rock. Depois, passei pra um horário que só tocava metal e hardcore. Ganhei de presente um horário nos dias de semana, à noite, pra ser literalmente o "programa da Nick". Era tudo por minha conta, inclusive a programação. Quem conhece o meu gosto musical já pode ter uma idéia do que rolava, né?

Agora todo mundo pensa: "Ah, pow, mas isso era uma rádio rock!" É aí que vocês se enganam. A rádio é pop, com programação pop, mas que conta com produtores e locutores que curtem rock e sabem o quanto é difícil pro público achar programação de qualidade nesse sentido. Então, decidimos fazer diferente. E deu certo pra caramba.

Mas a rádio Capital é um caso à parte. Hoje em dia, especialmente nas cidades grandes, é quase impossível ouvir guitarras distorcidas nas rádios FM. Rola uma certa "censura", por assim dizer, que chega até o artista ao pedirem pra fazer um som mais leve, uma versão acústica, diminuir as músicas, cortar os solos e por aí vai. Qualquer coisa que elimine a essência rock'n roll da música. Essa não é uma censura declarada, do tipo que alguém chega e diz "Não toca rock nessa rádio". É sutil, aos poucos as bandas vão desaparecendo, sendo cortadas ou trocadas por versões acústicas e a gente nem percebe que o rock está sumindo daquela mídia.

Às vezes chega a ser assustador o quanto o mercado da música consegue andar pra frente e pra trás ao mesmo tempo. A tecnologia chega revolucionando tudo, abrindo espaço para uma liberdade de expressão fora do comum, facilitando a publicidade de bandas independentes, e enquanto isso temos veículos de comunicação que ainda praticam essa censura. Fico incomodada porque trabalhei por anos em uma rádio que abriu um espaço de duas horas à noite, nos dias de semana, com programação rock'n roll na qual eu tinha liberdade total para escolher o que tocar, do mais leve ao mais barulhento. Essa mesma rádio continua tendo rock aos sábados, em dois programas diferentes. E adivinhem? São os horários de maior audiência! Gente, vamos raciocinar. Se o mercado está sendo dominado pelos outros estilos musicais, o público do rock fica carente de algo que seja destinado a eles. Fazer isso é conquistar um público fiel, como o que eu tinha em Campos, que participava do programa, ligava pedindo músicas, dava opinião, e muitas dessas pessoas se tornaram grandes amigas.

São dois fatores que precisam ser pensados. O primeiro é que nem todos têm acesso às novas mídias, e muitos ainda ouvem rádio no trânsito, no comércio, na academia (vale citar que eu tinha um grupo de ouvintes que ia pra academia sempre no horário do meu programa, dizendo que era mais bacana malhar ao som de rock do que de pop/eletrônico). Rádio e televisão ainda são muito necessários nesse jogo de decidir quem fica e quem roda do mercado fonográfico. O segundo fator é que existe sim, um público rock'n roll que está sedento por novidades, por guitarras e boas bandas rolando nas rádios. Falta só alguém atendê-los, como eu já pude fazer uma vez. E falta também esse público se revelar mais, ligar nas rádios, pedir as músicas. Enquanto nos contentarmos com MTV, mp3 e internet, o rock vai sendo cada vez mais marginalizado nas grandes mídias.

Tá rolando um abaixo-assinado online sobre a liberdade musical e o rock nas rádios. A quem puder ajudar eu fico eternamente grata! Segue o link: http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/6755

E faça parte da comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105177794

Recomendo também a leitura de um texto da Pitty. Tá aqui.

E convido todos a opinar sobre o assunto, seja você artista, radialista ou ouvinte. Liberdade Musical e liberdade de expressão. Tá na hora de fazer a diferença!

Outros links:
Twitter
Pitty Em Sampa
Rádio Microfonia
Johny Moraes
All By Myself
Prosa Espontânea

Comentários

  1. Muito bom Nick.
    Estou te seguindo.
    Bjukas
    Tio Rico

    ResponderExcluir
  2. Enquanto nós que curtimos Rock e que gostamos do som das guitarras e dos solos perfeitos não mostrarmos postura e que queremos o direito de ouvir também no rádio como era feito a alguns anos atrás... temos que pedir a música... ligar quando estiver no ar e pedir a música original, com muita guitarra, se cada um dos que realmente curtem rock começar a se rebelar contra a esse conceito que algumas pessoas/mídias tem que rock é barulho, ou eles vão começar a tocar a contra gosto ou vão começar a bater cabeça junto com a gente.

    ResponderExcluir
  3. Roqueiros também merecem seu espaço. Nos últimos anos as únicas rádios que ouvi foram a educativa, que é maravilhosa e a capital no horário da Nick, que é tão boa quanto. Lutar é uma coisa que a gente sabe fazer muito bem, e vamos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, parabéns pelo post. Também escrevi sobre o movimento. Vamos levantar a discussão, já é alguma coisa as pessoas verem que não aceitamos tudo tão facilmente! Dá uma olhada no meu blog. ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário