III Jantar Sim à Igualdade Racial: Evento reúne personalidades e premia ações pelo fim da discriminação

Texto por Thaynara Lima
Fotos por Laine Lynn

“Vou reerguer o meu castelo
Ferro e martelo
Reconquistar o que eu perdi
Eu sei que vão tentar me destruir
Mas vou me reconstruir
Vou 'tá mais forte que antes”

O Rio de Janeiro recebeu o III Jantar Sim a Igualdade Racial, realizado pelo Instituto Identidades Brasil (ID_BR). Neste ano, o evento aconteceu no Copacabana Palace e contou com a presença de diversos famosos que apoiam a causa e contribuem de alguma forma para a igualdade racial. A Diretora Executiva do instituto, Luana Génot, fez um breve discurso e convidou a todos para lutar contra a discriminação racial. O discurso de Luana abriu a noite, que teve o brinde final ao som de ‘Pesadão’, no pocket show de Iza.

A jornalista e apresentadora Glória Maria foi embaixadora este ano e apresentadora do evento ao lado de Regina Casé e Luis Miranda. A noite foi recheada de premiações, anunciadas pelo trio global. Glória Maria ficou responsável por premiar as pessoas e instituições que concorreram na categoria empregabilidade. Regina Casé, ocupou-se com a entrega de prêmios relacionados à educação e Luis Miranda entregou os prêmios da categoria Cultura.

Marielle Presente!
Um evento que fala sobre a luta pela igualdade racial não poderia deixar de homenagear e se indignar com a execução de Marielle Franco. Durante a apresentação da humorista e youtuber Tia Má, o nome de Marielle foi lembrado e a emoção tomou conta do espaço. A filha da ex-vereadora, Luyara Santos, foi convidada para representar a mãe, que sempre lutou por um mundo mais justo. No momento da homenagem, as mulheres negras do evento foram convidadas a se levantar em respeito à Marielle.

A atriz Cris Vianna, que foi jurada da categoria Cultura, falou ao NBDP sobre a importância de sempre relembrar o nome de Marielle.
“A Marielle emociona! Ela é uma representante das mulheres negras e das mulheres de uma forma geral, representa um respeito feminino. O nome Marielle não é só para as negras, mas nós, mulheres negras, pegamos isso como uma causa muito real.”, declarou Cris Vianna. “Para mim, a Marielle é parte da minha família. Infelizmente não tive a chance de conhecê-la, mas tenho total noção de não só eu, como várias outras mulheres negras têm essa sensação. É muito absurdo o que aconteceu com ela, mas isso já aconteceu com várias outras mulheres negras e várias outras mulheres, por isso, relembrar Marielle é muito importante e sempre será.”, completou a atriz.

Mulheres em destaque
O Jantar e a premiação às práticas que incentivam a igualdade racial na nossa sociedade foi recheado de mulheres sendo premiadas. A primeira delas foi Rachel Maia, que ganhou na categoria Liderança Negra. Conceição Evaristo, foi premiada na categoria Intelectualidade Negra e Joana D’arc Félix ganhou o prêmio ‘Inspiração’. Na categoria Novos Formatos de cultura, a youtuber Nátaly Neri foi a premiada.

Outra mulher premiada na noite foi Luciana Barreto, jornalista e apresentadora do Repórter Brasil, da TV Brasil. Luciana foi premiada pela categoria “Raça em Pauta”, onde concorria ao lado de Fátima Bernardes e Elísio Lopes. Em seu discurso, a jornalista destacou a importância do evento e falou sobre suas origens periféricas, que lhe dão forças para seguir lutando e se indignando com as injustiças. Nascida e criada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a premiada falou ao NBDP:
“Esse evento é importante pois não coloca a questão racial em posição de coitadinho. Ele dá foco aos problemas raciais que são recorrentes em nossa sociedade, mas de forma a elevar a população negra.”, destacou, Luciana “Eu optei por continuar vivendo na baixada, pois ali eu vivo o dia a dia da periferia e continuo me indignando com as coisas que acontecem por lá. É dali que eu tiro forças para continuar lutando.”


Confira a lista de premiados!
Glória Maria entrega prêmio à Rachel Maia
Pilar Empregabilidade:
Categoria Comprometimento Racial: Respeito dá o Tom (Programa da Aegea)
Categoria Liderança Negra: Rachel Maia (empresária)
Categoria Liderança e Influência: Theo van der Loo (CEO Bayer)
Categoria GPTW Melhores práticas culturais - Étnico-Racial: Novelis
Joana D’Arc discursa após receber prêmio de Regina Casé
Pilar Educação:
Categoria Intelectualidade Negra: Conceição Evaristo
Categoria Projeto de Impacto: Educafro
Categoria Inspiração: Joana D’Arc Félix de Souza
Categoria Educação e Oportunidades: Escola Eleva
Luis Miranda entrega prêmio à representante de Nátaly Neri
Pilar Cultura:
Categoria Representatividade em Novos Formatos :Nátaly Neri
Categoria Raça em Pauta : Luciana Barreto
Categoria Música: Liniker
Categoria Produção cultural: Vovô do Ilê

Comentários