Adriana Calcanhotto apresenta a inédita "A Mulher do Pau Brasil"

À pleno vapor, com uma turnê aclamada por crítica e público que já percorreu a Europa e o Brasil, Adriana Calcanhotto apresenta a canção que leva o nome de seu novo espetáculo – a inédita “A Mulher do Pau Brasil”, seu primeiro lançamento desde 2015, estreia nesta sexta-feira (23) nos serviços de música online. Com a força musical de uma das maiores artistas do país, a nova canção retoma a própria história de Adriana, que recebeu o “título” de representante da árvore mais famosa do Brasil quando estava além-mar, em Portugal, durante a residência artística na Universidade de Coimbra, onde esteve nos últimos dois anos entre cursos e apresentações.
Hoje, a cantora também apresenta o clipe da faixa, retirado de um dos recentes shows da nova turnê. Com identidade visual marcante, o vídeo explora os tons vermelhos que remetem ao pigmento extraído do tronco do Pau Brasil. Eles aparecem através do jogo de luzes e de ilustrações sobrepostas, em contraste com o preto e o branco.

Além de dar nome ao país, a árvore que foi responsável por tingir tecidos e objetos na Europa se tornou a primeira riqueza nacional explorada e exportada pelos colonizadores. Mais de cinco séculos se passaram e Adriana Calcanhotto refez a travessia da madeira em 2016, quando foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra e iniciou a residência artística no local. Nesse percurso, o paradoxo: ao mesmo tempo em que é vista no Brasil como “Embaixadora da Universidade de Coimbra”, na Europa, sente-se cada vez mais “A Mulher do Pau-Brasil”.

Composta e produzida por Adriana, a canção em tom autobiográfico (“Nasceu no Sul / Foi para o Rio / E amou como nunca se viu”) também resgata o nome de um espetáculo do início da carreira, ainda em Porto Alegre, nos anos 80. Foi quando começou a ser instigada pelo modernista Oswald de Andrade e toda sua influência no movimento tropicalista décadas depois.

A temática que sempre esteve presente na obra de Adriana ressurgiu com intensidade em formato de canção, embalada pelo período português. Seu mais novo single reflete todas essas experiências que a levaram a ser nomeada “A Mulher do Pau Brasil”.


Escute “A Mulher do Pau Brasil”:
https://SMB.lnk.to/AMulherdoPauBrasil

Assista ao clipe:
https://www.youtube.com/watch?v=0Iu6w43vPys

Comentários