Dona Iracema apresenta seu caatincore desafiador no plural disco Balbúrdia

O rock é contestador e transgressor de barreiras. Pode ser o que quiser – vale tudo, quando feito com responsabilidade e compromissado com verdades. Esta pluralidade consciente, sintetizado como caatincore, é o ponto de partida da banda baiana Dona Iracema, de Vitória da Conquista, que acaba de lançar o diversificado Balbúrdia. O álbum é um lançamento do selo Orangeira Music e já está disponível nas plataformas de streaming.
Crédito: Rafael Flores

Ouça: https://sl.onerpm.com/6858403658

A Dona Iracema é Balaio (vocal), Diegão Aprígio (vocal e contrabaixo), Anderson Gomes (vocal e guitarra) e Oscar Sampaio (vocal e bateria). Todos os quatro integrantes contribuíram para o surgimento de Balbúrdia, que nasceu em ideias individuais levadas ao coletivo e que se transformam em música. Trata-se de um álbum milimetricamente planejado, da pré-produção à quantia de faixas para compor. A produção é assinada pelo baiano André T, “um cara que acreditou no nosso trabalho. Apostou na gente”, afirma a Dona Iracema.

‘Volta Pra Casa João’ é o primeiro single - e que também ganhou videoclipe -, com participação do icônico baiano Luiz Caldas. A voz e a guitarra são características. “Luiz Caldas agregou a guitarra baiana que é a cara dele e da Bahia, trouxe tempero”, conta o baterista. É uma música que soa antiga e moderna, com a sensibilidade de colocar pessoas da comunidade LGBT+, pois este detalhe dialoga diretamente com a letra da música.

Balburdia já nasce com um recorde mundial: contém a música mais curta do mundo! É ‘Centro do Universo’, um filosófico resumo da existência humana com a mesma força e ferocidade da rápida ‘You Suffer’, do Napalm Death.

Dona Iracema também faz músicas essencialmente roqueiras: ‘Não vai dar certo’ possui riffs com groove a lá heavy metal, com o típico refrão impactante, para serrar os punhos e cantar junto “Eu Quero é ver mundo cair/Por riba da minha cabeça”.

Tem ainda a pesadíssima ‘Apocalipse Iracemático’, com participação de Enzo Fernandes (ex-guitarrista da banda): um petardo! Imagine um instrumental que beira o thrash brandando “toquem seus adufes/suas violas batam caxixis/com altiva voz proclamem/bufem, soprem seus clarins”, mas capaz de abrigar um interlúdio com swingueira baiana.

Será no Festival de Inverno Bahia 2019, dia 24 de agosto, em Vitória da Conquista, que a Dona Iracema terá a primeira oportunidade de tocar as músicas de Balbúrdia. “É um evento de grande relevância, com público gigantesco. Será maravilhoso. Vamos experimentar esse formato novo de show, devemos tocá-lo na íntegra. Estamos preparando algo bem interessante, puxando bastante a participação do público”, comenta o baterista Oscar.

O show oficial de lançamento do disco, no entanto, já está devidamente agendado: será dia 6 de setembro em São Paulo, no Feeling (Vila Madalena), na mesma festa que celebra o início das atividades da Orangeira Music como selo. Isso tudo à noite, mas antes, à tarde, a banda se apresenta ao vivo no Showlivre.com.

Comentários