“Nas Trilhas do Tom”: Malu Rocha interpreta composições de Jobim para cinema em EP produzido por Victor Biglione

Malu Rocha faz de sua próxima fase na carreira também um momento de resgate. Após uma extensa pesquisa sobre a obra de Tom Jobim voltada para o cinema, a artista paulistana lança o EP “Nas Trilhas do Tom” após chamar atenção com o single e clipe “Por causa de você”. O trabalho chega aos serviços de música digital pelo selo Fluve, da gravadora Som Livre, após uma longa pesquisa que selecionou cinco faixas entre as cerca de 250 músicas de Jobim em obras audiovisuais e a tempo de celebrar a vida e a obra do maestro no mês que se completam 25 anos do seu falecimento. “Nas Trilhas do Tom” tem produção e arranjos assinada pelo premiado guitarrista argentino Victor Biglione, piano de Wagner Tiso e acordeon de Marcos Nimrichter, entre outros músicos convidados.
Crédito: Camila Fortuna
Ouça “Nas Trilhas do Tom”: http://smarturl.it/NasTrilhasDoTomEP

O EP possibilitou uma série de reencontros. Após se debruçar sobre o cancioneiro de Jobim em diferentes projetos - “O Tom da Natureza” e “O Tom da Mulher”, com repertório voltado para questões ecológicas e femininas, respectivamente -, Malu volta a fazer um mergulho profundo na obra jobiniana. Além disso, a artista teve a oportunidade de trabalhar ao lado de Tiso (no single “Por causa de você” e na faixa “O morro não tem vez”), pianista que estava presente no primeiro show que Malu assistiu, aos 12 anos, ainda em 1982, com Milton Nascimento e orquestra.

O estudo sobre o trabalho de trilhas musicais de Tom também proporcionou um retorno a este repertório para o produtor Victor Biglione que, ainda um jovem guitarrista de 18 anos, pode estudar na Berklee College of Music graças a uma recomendação de Jobim - o cantor até então não o conhecia, mas concedeu generosamente a carta ao jovem aspirante. Não por acaso, a gravação aconteceu em um estúdio no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, um dos lugares preferidos do compositor.

Foi ao lado de Biglione que Malu Rocha navegou este extenso catálogo musical. “O tema é vastíssimo. Fala-se em até 250 filmes com músicas do Tom. Então é preciso fazer uma distinção: trilhas que foram criadas por ele especialmente para determinada obra, filmes criados com as músicas dele como tema, filmes sobre o Tom e sua obra e filmes que utilizaram músicas que já existiam anteriormente. Fiquei entre os dois primeiros e escolhi entre as obras com que eu e o arranjador já tínhamos mais afinidade, que mais representassem a variedade do universo sonoro das composições do Maestro Soberano, provando que vão muito além da Bossa Nova”, detalha Malu.

“Nas Trilhas do Tom” reúne diferentes fases da carreira de Tom. “Olha, Maria”, presente no filme “The Adventurers” (1970) e posteriormente regravada por Quincy Jones, foi uma composição originalmente instrumental chamada “Amparo” - rebatizada após ganhar letra ao lado dos parceiros Chico Buarque e Vinicius de Moraes. A canção foi gravada pelo próprio Tom, Chico, Ed Motta, Mônica Salmaso e outros. A já revelada “Por Causa de Você” foi escrita em parceria com Dolores Duran no final dos anos 50 e imortalizada na voz de Maysa. A faixa integra a trilha do filme “Sagarana, o duelo”, de 1974. Como o nome entrega, “Tema de amor por Gabriela” é uma música composta por Tom Jobim em 1983 para o filme “Gabriela, Cravo e Canela” e gravada originalmente por Gal Costa.

Assista ao clipe “Por Causa de Você”: https://youtu.be/xuUtMf0daFU
Ouça “Por Causa de Você”: http://smarturl.it/MRPorCausaDeVoce

Já “A Violeira” traz novamente uma parceria com Chico Buarque, feita especialmente para o longa “Para Viver um Grande Amor” (1984), uma versão moderna do musical “Pobre Menina Rica” que foi sucesso com Nara Leão nos anos 60. A música foi eternizada na voz de Elba Ramalho. Por fim, do mesmo filme, “O morro não tem vez” foi uma das primeiras canções da dupla Tom e Vinicius em 1956 e também teve destaque na trilha da peça “O Orfeu da Conceição”, o primeiro espetáculo da história a ter atores negros se apresentando no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O tema do cinema é um dominador comum entre os envolvidos no projeto. Malu Rocha traz no currículo créditos tanto em trilhas, jingles e locução para audiovisual, como no departamento de figurino; e Biglione é um renomado compositor de trilhas para filmes.

“Nas trilhas do Tom” teve ainda bateria, percussão, gravação e mixagem de Roberto Alemão, saxofone de Afonso Cláudio e baixo de Jefferson Lescowich. O álbum já está disponível nas plataformas digitais pelo selo Fluve.

Comentários