Mábura lança o ritualístico Heni, com elementos stoner

Heni, de raiz Yanomami, se atribui as plantas com poderes mágicos, a seus poderes de cura e de proteção. A relação dos povos nativos com as plantas foi com o tempo se difundindo através de conhecimentos milenares que, juntamente aos indígenas, tem resistido até o período atual. E é mesmo a ancestralidade, transmito por sons, que conduz este EP da banda carioca Mábura, lançado via Abraxas Records. Ouça aqui: https://album.link/tNcR6RVdb56n5.


O entoamento presente na primeira faixa, 'Anhangá', ocorreu durante a visita da tribo Huni Kuin na inauguração da Kupixaua do Parque Lage ( no Rio de Janeiro). Os grupos (Nawa) da tribo possuem uma profunda relação ritualística com plantas enteogênicas. A gravação, feita e cedida pelo documentarista e sonoplasta Eduardo Pereira, retrata a harmonização e abertura cerimonial, pedindo por cura e proteção.

O processo de gravação do EP começou em dezembro de 2019 e se estendeu até o último encontro da banda, pré-pandemia.

As duas músicas que o seguem, 'III/IV' e 'Bong of God', são mais pesadas, com elementos do stoner/doom temperados pelo heavy psych, em especial o brasileiro em conjuntura com a peculiar interação instrumental da Mábura.


Mábura na internet:
instagram.com/mabura_doom
facebook.com/maburadoom
https://mabura.bandcamp.com/
twitter.com/Mabura_Doom

Comentários