Exclusive os Cabides expande sonoridade psicodélica com clipe “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas”

Expoente do novo rock psicodélico nacional e destaque no cenário independente de Santa Catarina, a banda Exclusive os Cabides entrega mais uma faixa que estará no seu disco “Roubaram Tudo”. Após o clipe “Gato Preto”, chega a animação “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas”, usando novamente uma estética experimental já associada à banda: o vídeo foi realizado inteiramente no software Paint. A faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming.


Assista ao clipe “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas”: https://youtu.be/OLbyZEwXJS4
Ouça “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas”: https://tratore.ffm.to/deussalveasabelhas

A narrativa da letra nada tem de paixão ambiental, como supõe o título. Cantada metade em inglês e metade em português, a música faz uma ligação dos insetos que produzem mel e polinizam as flores à doçura de um amor. O que poderia soar piegas ganha contornos ruidosos e psicodélicos na sonoridade da banda, que explora vertentes do lo-fi e indie.

Não por acaso, o clipe segue a mesma estética não convencional de Exclusive os Cabides. A animação foi realizada por Gabriel Felds, do Instagram @paintmediocre, inspirada pelo personagem Bubbles. Ele faz parte de uma tirinha que estampa uma camiseta da banda e foi criado pelo guitarrista e vocalista João Paulo de Ávila Pretto. O grande nariz e corpo cor de rosa, feito de chiclete, ganharam vida em vídeo. Bubbles anda de skate pela cidade e tem epifanias psicodélicas sobre a realidade quando ele é picado por uma abelha.

“Queremos apresentar para as pessoas uma estética alternativa e original que desperte um entendimento da identidade da banda desde o início. ‘Cabides? Ah sim, aqueles que tem um clipe que foi feito no Paint…’”, diverte-se João.

O projeto surgiu exatamente quando João decidiu dar vida a canções que anteriormente guardava para si. Ao compartilhar as composições com o amigo Mafra, que se tornaria o primeiro baterista da banda, ele foi convidado a participar de uma aula de prática em conjunto com o professor Marcio Bicaco, onde se uniu também ao baixista Kelmer Cunha. Foi naquela escola de música que os primeiros sons foram formados no que viria a se tornar o grupo, com a adição de Antônio de Ávila dos Anjos na percussão e vocais.

Com a realização dos primeiros shows, veio a necessidade de um espaço de criação sem restrições. Assim surgiu a Casa do Espanto, home studio montado na residência da avó dos primos João e Antônio. A partir daí, novas demandas sonoras levaram à adição de Eduardo Possa, inicialmente assumindo o posto de baterista e que transicionou para a guitarra com a entrada de Ana Nasário na bateria.

As primeiras amostras do som de Exclusive os Cabides foram entregues com os EPs “Para endoidar o cabeção” (2019) e “Demos Roubadas” (2020), explicitando o caráter do it yourself de um trabalho cheio de personalidade, da sonoridade às letras bem humoradas. A narrativa das faixas segue a história da própria banda.

O processo criativo de Exclusive os Cabides amadureceu junto dessas transformações, e o resultado poderá ser conferido com o álbum “Roubaram Tudo”, a ser lançado em breve. “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas” está disponível em todos os serviços de streaming de música.

Comentários