Domingo Independente: Madame Spectrum

As influências vão desde Nine Inch Nails aos californianos da Thrice, pitadas de System of a Down e Nick Cave. Há canções imbuídas com riffs ou apenas com uma melancolia típica no piano. Um catálogo extenso e diversificado, no qual cada registro é sonicamente distinto do anterior. A Madame Spectrum é uma one man band que foi concebida em 2013 pelo multi instrumentista, compositor e letrista Carlos Augusto na Grande BH, com o intuito de extravasar a necessidade constante de se expressar através da música.


Um aspecto extremamente importante de sua discografia é a intenção de sempre produzir uma experiência conceitual. O material disponível do projeto foi produzido em sua totalidade em casa, num cenário que acabou se tornando a realidade de muitas bandas durante a pandemia, a tomar como exemplo a Varney (grande fonte de inspiração para a Madame).

O primeiro lançamento, Deflexão (2014), conta com 7 músicas em português questionando nossa posição na atual sociedade. Após uma pausa para colocar a vida de volta nos trilhos e trabalhar em projetos paralelos, The Ocean Around (2019) emergiu com uma nova história repleta de paranoia e referências a um mundo onírico. Novamente 7 canções, porém dessa vez em inglês. A decisão reflete a intenção de fazer suas músicas alcançarem um público maior. No mesmo ano, ocorre também o lançamento de seu primeiro álbum instrumental: The Penalty of Projection, um álbum sobre a concepção da vida e como caminhamos rumo ao desconhecido do amanhã. O trabalho conta com o sample do batimento cardíaco do sobrinho de Carlos na faixa Unborn e de Carl Sagan lecionando sobre a 4ª dimensão na faixa título.

Em 2020, a Madame Spectrum ganhou casa nova em BH. Porém a pandemia chegou com tudo e acabou adiando muitos planos no mundo todo. Mas é claro que um cenário tão adverso instigaria a criatividade e geraria frutos: ainda em março (no inicio da quarentena) Carlos se desafiou a escrever 7 faixas instrumentais, uma para cada dia da semana, enquanto ouvia o noticiário e lia sobre as consequências da nova realidade que batia à porta. O resultado foi o álbum Isolation, carregado de melancolia mas salpicado de esperança e sentimentos que aquecem o coração.

Hoje aos 29 anos, Carlos Augusto lançou no dia das crianças o seu trabalho mais pessoal até então (não é a toa que a capa conta com uma foto sua aos 2 anos de idade): Violently Kind, o segundo registro fruto da Pandemia de 2020. São 7 faixas repletas de história e possíveis respostas para perguntas que todos nos fazemos ao longo de nossas vidas: como cheguei aqui? O que me fez quem sou hoje? Existe um culpado pra tudo isso ou no final somos nós mesmos os criadores e as criaturas?

A Madame Spectrum conta hoje com 7 lançamentos em seu catálogo e não vê em seu horizonte nenhum indício de que irá parar tão cedo, contra todas as adversidades e a favor da música!

Comentários

  1. Ótima leitura sobre esse artista, artista lê-se aquele que vive e cria arte. Bravo Filho da madame.

    ResponderExcluir
  2. Pra cada álbum, uma viagem nova no tempo. Me identifico com todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário