Amsterdan convida a sair da inércia no single e clipe “dsclp”

A banda carioca Amsterdan segue entregando faixas inéditas com o clipe e single “dsclp”, traduzindo em música as justificativas para não sair do sofá e a entrega a uma vida de inércia. Convidando a se mexer, o grupo mostra um pouco mais de sua sonoridade repaginada. A faixa já está disponível para streaming e o vídeo, no canal de YouTube oficial.


Assista a “dsclp”: https://youtu.be/C4LJMJnrc4o
Ouça “dsclp”: https://www.amsterdanrock.com

A nova canção reflete sobre a sensação de ver a vida passar diante das oportunidades perdidas. A ideia para o vídeo veio desse conceito de se arrepender por ter marcado um compromisso - mas também de não querer perder as histórias que os amigos contariam no dia seguinte. O clipe se desenvolve a partir desse duelo entre a proatividade e a monotonia, entre a zona de conforto e o se arriscar.

“Essa música traz aquela sensação de arrependimento, de que poderíamos ter sido melhores ou diferentes no passado. Queremos deixar claro que nem sempre a melhor alternativa é abandonar sua vida e se largar no sofá por dias. De uma maneira bem inconsciente é o que acabamos fazendo muitas vezes sem nem notar, e nos abandonamos, abandonamos amigos e muitas coisas boas que poderíamos ter vivido”, reflete Mateus Muniz. Além dele, Amsterdan é formada também por Ygor Kauling, Gustavo Tavares e Victor Luz.

Mais recentemente, a banda traduziu o turbilhão de sensações diante do que acontece no mundo enquanto vivemos isolados em nós mesmos no single “Gafanhotos”, sua primeira faixa inédita em 2020. O vídeo traz uma visão intimista sobre o quanto o mundo externo impacta a saúde mental e reflete sobre os acontecimentos dos últimos meses dentro de uma perspectiva pessoal.

Assista a “Gafanhotos”: https://youtu.be/EpDyc5Ixojo
Ouça “Gafanhotos”: https://smarturl.it/GafanhotosSingle

Não por acaso, ambas as canções refletem o atual período de quarentena imposto pela pandemia de coronavírus. Como aconteceu com todos os projetos musicais, o grupo se viu diante de limitações inéditas. Se antes gravar em isolamento poderia ser uma escolha de produção ou estética, agora era uma demanda que forçava novos fluxos de trabalho e criação.

Nada disso diminui o peso do som da Amsterdan, que traz em suas músicas a turbulência de sentimentos introspectivos unidos com uma visão otimista de superação e mudança. Formada em 2016 na Zona Norte do Rio por um grupo de amigos e batizada como uma carta de intenções de levar o sentimento de liberdade de expressão que deu fama à cidade europeia, o grupo se destacou rapidamente na cena carioca e se apresentou em palcos importantes. Em 2017, eles lançaram o álbum “1766” e realizaram uma extensa turnê. Em meados de 2019, a banda mudou de formação e estrutura.

Agora contando com dois vocais, duas guitarras, baixo e bateria, o quarteto somou à sua discografia com um EP acústico lançado no final de 2019. Prontos para dar o próximo passo na carreira, os músicos entregaram “Gafanhotos” como uma amostra de uma nova fase criativa, solidificada em “dsclp”. A nova faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming e o clipe, no canal de YouTube da Amsterdan.

Assista a “dsclp”: https://youtu.be/C4LJMJnrc4o
Ouça “dsclp”: https://www.amsterdanrock.com


Ficha técnica
Composição e Captação: Mateus Muniz
Músicos: Mateus Muniz, Victor Luz, Ygor Kauling e Gustavo Tavares
Mixagem e Masterização: Douglas Paladino

Direção: Bruno Castro
Roteiro e Captação: Bruno Castro
Edição visual: Mateus Muniz

Comentários