O Music Rio Academy, escola de produção de eventos e mercado de música do Vivo Rio, celebra os resultados de 2020! Em um ano atípico, no qual toda a operação da escola migrou para o digital, a escola formou quase 350 alunos ao longo de 300 horas de aulas ministradas por 39 professores, todos atuantes no mercado. E já no início de 2021, o Academy - como é carinhosamente conhecido por seu corpo discente - tem orgulho de dobrar seu portfólio: a partir da terceira semana de janeiro, serão 13 opções de cursos ministrados no formato online ao vivo, abarcando temas que vão desde gestão de carreiras artísticas à big data, passando, ainda, por direitos autorais, composição e escrita, produção de podcasts e distribuição digital.
Além da abordagem atualizada, específica e em profundidade para iniciantes e veteranos, o ponto forte dos cursos fica por conta do corpo docente que, por ser composto de grandes profissionais da área, leva os alunos além dos limites da teoria, com palestras dinâmicas e aulas práticas. A coordenadora da escola, Anita Carvalho, explica que os cursos são pensados a partir da demanda do mercado: "As perguntas que os nossos coordenadores fazem ao construir a grade é: 'O que eu gostaria que tivessem me ensinado antes de entrar nesse mercado?'” Para ela, que atua na indústria da música há 25 anos, isso faz toda a diferença: aprender com quem é referência no mercado em sua área de atuação.
Confira a programação completa:
Além da abordagem atualizada, específica e em profundidade para iniciantes e veteranos, o ponto forte dos cursos fica por conta do corpo docente que, por ser composto de grandes profissionais da área, leva os alunos além dos limites da teoria, com palestras dinâmicas e aulas práticas. A coordenadora da escola, Anita Carvalho, explica que os cursos são pensados a partir da demanda do mercado: "As perguntas que os nossos coordenadores fazem ao construir a grade é: 'O que eu gostaria que tivessem me ensinado antes de entrar nesse mercado?'” Para ela, que atua na indústria da música há 25 anos, isso faz toda a diferença: aprender com quem é referência no mercado em sua área de atuação.
Confira a programação completa:
▪️ Imersão em Music Business - 25/01 a 29/01
Anita Carvalho trará conhecimentos teóricos e práticos acerca do mercado da música com ênfase em gestão de carreiras artísticas.
▪️ Produção de A-Z - 01/02 a 05/02
Francine Almeida e Paulo Moreira irão ajudar a compreender toda a cadeia da produção executiva.
▪️ Música escrita: como escrever para o mercado da música - 01/02 a 05/02
Zélia Duncan, uma das mais inventivas e respeitadas cantoras e compositoras da música brasileira, entra com sua expertise de mais de quatro décadas de carreira para ensinar sobre letra e composição; Denilson Monteiro, autor indicado ao Prêmio Jabuti e responsável pelas biografias de Carlos Imperial, Ronaldo Bôscoli, Chacrinha e Cartola Bôscoli, abordará a escrita biográfica da escolha do personagem ao livro; já Silvio Essinger, jornalista, escritor e crítico de música popular do jornal O Globo, ensinará técnicas de redação de jornalismo musical em suas diferentes esferas. Tudo isso, é claro, com a coordenação de Bruno Levinson, atualmente roteirista da TV Globo, que também será responsável pelas aulas sobre escrita para rádio, TV e shows.
▪️ Estratégias de Carreira: O Raio-X do seu projeto artístico - 22/02 a 26/02
Dani Ribas irá ensinar a otimizar o alcance e relevância do seu trabalho.
▪️ Lançando sua Música: Potencializando resultados e evoluindo sua carreira - 01/03 a 05/03
Rico Manzano e Rodolfo Lacerda irão apresentar os processos de lançamento de uma música desde a gravação até o lançamento.
▪️ Design de Luz: Conceitos e práticas - 01/03 a 05/03
Gabriel Farinon vai te apresentar os principais conhecimentos teóricos da iluminação artística.
▪️ História da Música Brasileira: Principais movimentos e gêneros - 08/03 a 12/03
Chris Fuscaldo apresentará o conhecimento teórico acerca da história da música brasileira, com foco nos principais movimentos e gêneros musicais a partir da Semana de Arte Moderna.
▪️ Indústria Fonográfica e Distribuição Digital - 08/02 a 12/02
Leo Morel irá trazer o conhecimento prático e teórico acerca da indústria fonográfica e distribuição digital.
▪️ À Procura do Hit Perfeito com Gabriel Moura - 15/03 a 19/03
Gabriel Moura irá apresentar os tipos de processos criativos de melodia, harmonia, letra e groove.
▪️ Big Data da Música: Aplicação prática e criativa para o desenvolvimento de carreiras e audiências - 22/03 a 26/03
Juliano Polimeno irá te ajudar a co-criar um plano estratégico e tático de desenvolvimento de carreira e audiência baseado na análise dos dados oferecidos na era digital.
Anita Carvalho trará conhecimentos teóricos e práticos acerca do mercado da música com ênfase em gestão de carreiras artísticas.
▪️ Produção de A-Z - 01/02 a 05/02
Francine Almeida e Paulo Moreira irão ajudar a compreender toda a cadeia da produção executiva.
▪️ Música escrita: como escrever para o mercado da música - 01/02 a 05/02
Zélia Duncan, uma das mais inventivas e respeitadas cantoras e compositoras da música brasileira, entra com sua expertise de mais de quatro décadas de carreira para ensinar sobre letra e composição; Denilson Monteiro, autor indicado ao Prêmio Jabuti e responsável pelas biografias de Carlos Imperial, Ronaldo Bôscoli, Chacrinha e Cartola Bôscoli, abordará a escrita biográfica da escolha do personagem ao livro; já Silvio Essinger, jornalista, escritor e crítico de música popular do jornal O Globo, ensinará técnicas de redação de jornalismo musical em suas diferentes esferas. Tudo isso, é claro, com a coordenação de Bruno Levinson, atualmente roteirista da TV Globo, que também será responsável pelas aulas sobre escrita para rádio, TV e shows.
▪️ Estratégias de Carreira: O Raio-X do seu projeto artístico - 22/02 a 26/02
Dani Ribas irá ensinar a otimizar o alcance e relevância do seu trabalho.
▪️ Lançando sua Música: Potencializando resultados e evoluindo sua carreira - 01/03 a 05/03
Rico Manzano e Rodolfo Lacerda irão apresentar os processos de lançamento de uma música desde a gravação até o lançamento.
▪️ Design de Luz: Conceitos e práticas - 01/03 a 05/03
Gabriel Farinon vai te apresentar os principais conhecimentos teóricos da iluminação artística.
▪️ História da Música Brasileira: Principais movimentos e gêneros - 08/03 a 12/03
Chris Fuscaldo apresentará o conhecimento teórico acerca da história da música brasileira, com foco nos principais movimentos e gêneros musicais a partir da Semana de Arte Moderna.
▪️ Indústria Fonográfica e Distribuição Digital - 08/02 a 12/02
Leo Morel irá trazer o conhecimento prático e teórico acerca da indústria fonográfica e distribuição digital.
▪️ À Procura do Hit Perfeito com Gabriel Moura - 15/03 a 19/03
Gabriel Moura irá apresentar os tipos de processos criativos de melodia, harmonia, letra e groove.
▪️ Big Data da Música: Aplicação prática e criativa para o desenvolvimento de carreiras e audiências - 22/03 a 26/03
Juliano Polimeno irá te ajudar a co-criar um plano estratégico e tático de desenvolvimento de carreira e audiência baseado na análise dos dados oferecidos na era digital.
Comentários
Postar um comentário