Amsterdan canta a saudade dos reencontros da vida em “Zerovinteum”

A banda carioca Amsterdan mostra uma nova faceta em seus singles mais recentes, unindo a nova MPB a tons de rock, indie e pop. Trazendo uma sonoridade mais plural, os músicos refletem o atual período de isolamento social em faixas como “Gafanhotos”, “Ikigai” e “dsclp”, lançadas no final de 2020. Agora, Amsterdan dá um novo passo com “Zerovinteum”, uma canção sobre a nostalgia das coisas simples da vida e que chega com um clipe que celebra as belezas do Rio de Janeiro. O lançamento é do selo Na Beira do Palco.


Assista a “Zerovinteum”: https://youtu.be/rMvaE-_cXp0
Ouça “Zerovinteum”: https://ps.onerpm.com/4263179796

Não por acaso, “Zerovinteum” é o primeiro single da banda em 2021, e chega para abrir o ano de uma nova Amsterdan: mais solar, mais brasileira, mais carioca. O próprio nome da música é uma referência ao código de DDD do Rio de Janeiro e casou perfeitamente com o conceito do clipe. O roteiro, desenvolvido pela produtora Monique Ferreira, surgiu de uma caminhada pela orla da Praia de Botafogo, um encontro agridoce da beleza natural com o lixo espalhado pela areia, com a água poluída e imprópria para banho. Diante desse Rio que não se pode usufruir, surgiu a narrativa filmada em formato reduzido.

“A Amsterdan é uma banda carioca, mas não aquele carioca padrão cujo estereótipo todo mundo já conhece. Conversamos sobre como o Rio de Janeiro é muito mais que isso e nesse papo surgiu o conceito de ‘Zerovinteum’. Primeiramente, uma música pra falar sobre o nosso Rio de Janeiro; depois se tornou um canto de saudade das paisagens que a pandemia não nos permite mais apreciar todos os dias”, explica o vocalista Mateus Muniz.

Além de uma transição sonora, o novo single traz uma mudança de formação: Fernando Fully passa a integrar a banda oficialmente, dividindo com Mateus as funções de baixo, teclado e sintetizadores. Completam a banda Ygor Kauling, Gustavo Tavares e Victor Luz.

Como aconteceu com todos os projetos musicais, o grupo se viu diante de limitações inéditas por conta do atual período de quarentena imposto pela pandemia de coronavírus. Se antes gravar em isolamento poderia ser uma escolha de produção ou estética, agora era uma demanda que forçava novos fluxos de trabalho e criação.

Formada em 2016 na Zona Norte do Rio por um grupo de amigos e batizada como uma carta de intenções de levar o sentimento de liberdade de expressão que deu fama à cidade europeia, o grupo se destacou rapidamente na cena carioca e se apresentou em palcos importantes. Em 2017, eles lançaram o álbum “1766” e realizaram uma extensa turnê. Em meados de 2019, a banda mudou de formação e estrutura.

O quinteto somou à sua discografia com um EP acústico lançado no final de 2019. Prontos para dar o próximo passo na carreira, os músicos entregaram “Gafanhotos”, “Ikigai” e “dsclp” como uma amostra de uma nova fase criativa, solidificada em “Zerovinteum”. A nova faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming e o clipe, no canal de YouTube da Amsterdan.

Assista a “Zerovinteum”: https://youtu.be/rMvaE-_cXp0
Ouça “Zerovinteum”: https://ps.onerpm.com/4263179796


Ficha técnica

Assessoria de imprensa: Build Up Media

Créditos do vídeo:

Roteiro: Monique Ferreira
Direção: Monique Ferreira
Direção de Fotografia: Bruno Castro
Operador de câmera: Bruno Castro
Assistente de câmera: Victor Luz
Produção executiva: Monique Ferreira
Assistente de produção: Fernando Fully
Maquiagem: Bruna Aló
Edição e pós-produção: Mateus Muniz
Elenco: Mateus Muniz
Apoio: Na Beira do Palco

Créditos da faixa:

Composição: Mateus Muniz
Mixagem / Masterização: Douglas Paladino
Distribuição: Na Beira do Palco / ONErpm

Comentários