João Castellani apresenta som inédito em Session Analógica

No dia 11/11, sexta-feira, estreou no Youtube o canal Cogumelo Analógico, que une a inventividade de novos artistas brasileiros com métodos de gravação analógica. No primeiro vídeo do projeto, João Castellani apresenta Monte Trêmulo, sua mais nova canção e que ganha o primeiro registro com estes atributos clássicos.


Este é o terceiro lançamento do multi-instrumentista de Maringá em 2022, já tendo lançado o single/EP Passagem em janeiro e o seu mais recente trabalho: Dos Meus Sonhos, EP que saiu em setembro. O registro da session de Monte Trêmulo foi realizado no mesmo local onde a maior parte do EP de estreia de João e as vozes da faixa Via Estreita foram gravadas.

Natan Duarte é o responsável e idealizador do Cogumelo Analógico. Produtor Audiovisual que já lançou videoclipes, lives e esteve à frente de um projeto com 30 artistas locais do Paraná, Natan cria o novo canal para explorar as infinitas possibilidades da gravação analógica. Com 3 microfones posicionados próximos da banda, uma mesa analógica e um gravador de fita dos anos 90, o resultado surpreendeu o produtor:

“Fiquei surpreso como o som vem 'pronto' ao gravar dessa maneira, é melhor do que quando eu gravava no computador em 8 canais, gastava horas mixando e nunca cheguei num resultado tão satisfatório na gravação digital. A soma analógica dos 3 mics pelo circuito da mesa, é muito mais agradável que a soma digital, e é audivelmente diferente a sonoridade”, relata Natan.

Essa mistura tem tudo a ver com o artista da estreia. João Castellani flerta com gêneros clássicos como Jazz e Blues, ao mesmo tempo que coloca a sua assinatura jovial e moderna em suas canções. Dividindo o protagonismo da faixa com o saxofonista Claudio Caldeira, João e sua virtuosa banda apresentam uma amostra do que os fãs podem esperar do próximo trabalho.

Assista Monte Trêmulo @ Ao Vivo Cogumelo Analógico: https://youtu.be/NDLzr_krZIM

Enquanto João Castellani prepara o seu mais novo álbum para 2023 e uma última novidade para ainda esse ano, Natan Duarte e o seu projeto Cogumelo Analógico prometem apresentar mais artistas independentes performando com timbres clássicos e métodos artesanais de gravação.

Comentários