Duo Severino mira o futuro no single “Próxima Estação”

Após chamar atenção com sua primeira demo, “Sorriso de Bethânia”, Severino está pronto para olhar adiante com o single “Próxima Estação”. A canção dá nome ao primeiro álbum do duo capixaba, a ser lançado no final de 2019 com a sua já conhecida mescla de sons brasileiros e eletrônicos. A faixa está disponível nos principais serviços de streaming de música.
Crédito: Gabriel Hand
Ouça “Próxima Estação”: http://smarturl.it/ProximaEstacaoSingle

Ao olhar para o futuro, Severino volta às origens do projeto. “Próxima Estação” foi a primeira música a ser composta especificamente para o duo, inicialmente criada totalmente no baixo por Humberto Campos, que também assina a letra. Ao lado do cantor e guitarrista Edson Freitas, das bases eletrônicas do produtor Jackson Pinheiro e dos teclados de Evandro Lino, ele deu o tom à sonoridade de Severino, que agora ganha forma com o seu primeiro EP.

“‘Próxima Estação’ foi composta no baixo (em dedilhados de acordes) e toda a construção dela foi em cima dele. Ela sintetiza todo o ambiente temático do EP, e de nosso momento atual como projeto musical. Próxima estação significa seguir em frente para a próxima fase de sua vida, buscar novos ares e sair do isolamento”, reflete Humberto.

Severino resiste e persiste no caldeirão independente capixaba, um projeto que surgiu da teimosia em fazer música, apesar dos desafios em viver de arte. A dupla é acompanhada por uma gama de instrumentos eletrônicos, fazendo a vez de “quebra-galhos” - tal qual o personagem do porteiro imortalizado por Paulo Silvino em um humorístico global e que acabou por batizar o trabalho. Agora, Severino se estabelece no cenário da nova MPB sem se restringir a rótulos de gêneros musicais.

O projeto baseado em Vitória, no Espírito Santo, nasceu na adversidade. Diante da dificuldade em manter um trabalho coletivo em formato de banda e da limitação de suas habilidades enquanto cantor, o baixista Humberto Campos convidou o cantor e guitarrista Edson Freitas para formarem um duo a três - eles e o acompanhamento eletrônico, que faz vezes de bateria, trompete, teclado e muitos outros instrumentos e a quem passaram a chamar de Severino.

“Ou me reinventava para continuar existindo como compositor e músico que busca a própria identidade musical ou caía no marasmo infinito de não conseguir avançar musicalmente”, relembra Humberto. Ao pesquisar formações possíveis e práticas, ele viu nascer uma parceria que, embora recente, já colhe os frutos de seus primeiros passos na carreira.

Severino se estabeleceu em junho de 2017, quando gravou a demo “Sorriso de Bethânia” para a coletânea “Voadora Records Vol. 2”, que reuniu nomes de destaque da efervescente cena capixaba. Desde então, vem ganhando espaço nos palcos do estado e além. Atualmente o duo Severino mira o futuro ao lançar seu primeiro EP autoral. “Próxima Estação” trará a faixa-título como single, “Sorriso de Bethânia” com arranjo repaginado e outras canções. O álbum será lançado no final de 2019 e promete alavancar a carreira do projeto que já chama atenção em uma interpretação autêntica e inovadora dos sons da música brasileira.

Comentários