Saxofonista italiano Pasquale Calò apresenta espetáculo “A New Story to Tell” com seu quarteto em duas noites na Audio Rebel

“A New Story to Tell” é um projeto do saxofonista e compositor italiano Pasquale Calò, músico ativo na cena internacional do jazz e da música improvisada. Ele chega ao Rio de Janeiro para uma dobradinha de apresentações na Audio Rebel, casa em Botafogo que é uma das referências na cena instrumental da cidade. Ao lado de seu quarteto, ele se apresenta em duas noites - 14 e 15/11 (quinta e sexta), às 20h - e compartilha sua expertise em uma masterclass especial ao longo desses dois dias.
O Pasquale Calò Quartet é composto de uma mistura de nacionalidades, com os brasileiros Rodrigo Girafa na guitarra elétrica e Pablo Arruda no contrabaixo e o italiano Alessandro Campobasso na bateria. Sua música traz uma mescla de jazz, rock, ambient, com espaços abertos para a improvisação, estruturada ou livre.

A turnê, que já passou por Alemanha, Dinamarca, Espanha, Holanda e Itália, com apoio de PugliaSounds, se conclui com uma série de shows no Rio de Janeiro, iniciando pelos eventos na Audio Rebel. Além das apresentações espirituosas, Pasquale Calò realiza um workshop também nos dias 14 e 15 de novembro, com carga horária total de 8h. Intitulada “Programming Tools for Ensemble of Improvisers”, a masterclass oferece um trabalho voltado para práticas de organização de música não-notacional para um ensemble aberto de improvisadores. A oficina é produzida em colaboração com o festival International Creative Residences (ICR).

O trabalho é divido em 4 seções para explorar progressivamente diferentes sistemas de organização musical que não utilizam, se não parcialmente, o sistema de notação musical. Durante a masterclass, os campos de condução (regência), especulação sobre o serialismo, plataforma Cobra (John Zorn), soundpainting e improvisação programada são explorados. A masterclass é direcionada para estudantes de todos os níveis, instrumentos e experiência musical. Os alunos terão a oportunidade única de se juntar ao mestre no palco, durante o show do dia 15, onde realizarão uma performance exclusiva.

Encontros únicos acontecem na Audio Rebel, espaço da Zona Sul que oferece eventos, gravações e ensaios para bandas e artistas, além de uma loja de discos e oficina de luthieria. A casa fica na Rua Visconde de Silva, 55, em Botafogo.


Serviço
Pasquale Calò Quartet
Data: 14 e 15/11/2019 (quinta e sexta)
Horário: Workshop de de 14h às 18h; Show às 20h
Local: Audio Rebel
Endereço: Rua Visconde de Silva, 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 20 (show); R$ 50 (workshop)
Classificação: 16 anos
Capacidade da casa: 90 pessoas (lotação máxima)
Forma de pagamento: para o ingresso, apenas dinheiro; no bar, todos os cartões de crédito
Casa equipada com ar condicionado e wi-fi gratuito
Horário de funcionamento da bilheteria: todos os dias, de 14h às 21h

Comentários